Contêineres: 5 ferramentas de segurança

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em tempos de transformação digital, não basta ter as melhores tecnologias, se você não garantir a segurança da organização. O fato é que muitos setores têm buscado maneiras de fortalecer o nível de proteção dos dados e da estrutura de TI.  

Para bancos e fintechs que integram o sistema financeiro não seria diferente. 

Especialmente diante da Lei Geral de Proteção de Dados, o cuidado com a segurança digital precisa ser redobrado. 

Daí a importância de investir na proteção dos contêineres. Eles transformaram a maneira como as instituições do sistema financeiro constroem e implantam aplicativos. Hoje o processo é muito mais rápido e flexível. 

Contudo, garantir a segurança dos contêineres não é uma tarefa muito simples. Isso porque que a maioria das ferramentas do mercado não têm potencial de proteger os dados e imagens. 

Neste post, vamos apresentar os desafios de segurança do segmento e as soluções que podem ser exploradas. Continue lendo o artigo!  

Contêineres: quais são os desafios de segurança?

O uso de contêineres gera uma série de benefícios para as organizações. Dentre eles, vale destacar: disponibilidade de imagens padronizadas, iteração rápida e escalabilidade. Mas, junto com eles, os desafios de segurança corporativa exigem atenção e foco dos colaboradores.  

É necessário, por exemplo, que o time tenha condições de analisar imagens padronizadas de repositórios públicos e imagens construídas por equipes de desenvolvimento interno. 

Além disso, é fundamental que a ferramenta usada para garantir a segurança de seus aplicativos seja dinâmica e flexível. Isso porque, na prática, o suporte aos aplicativos em contêineres deve levar em conta a alta escalabilidade e a infraestrutura variável.

À medida que a transformação digital avança e a infraestrutura dos contêineres amadurece,  desenhada com uma arquitetura que prioriza a nuvem, as limitações de algumas ferramentas de segurança passam a ficar mais claras.  

Por exemplo, soluções de proteção de endpoint, baseadas em políticas e monitoramento de rede não conseguem lidar com facilidade com imagens implantadas de maneira automatizada, que iteram rapidamente e escalam de maneira dinâmica. Na prática, essas ferramentas costumam comprometer o desempenho dos contêineres. Além disso, elas não fornecem um feedback completo e claro aos desenvolvedores ou administradores de aplicativos.

Em contrapartida, outros componentes de segurança permanecem sendo essenciais para uma infraestrutura baseada em contêiner. Por exemplo, as soluções de análise de log e dados de segurança e gerenciamento de eventos (SIEM) são essenciais para consumir e correlacionar dados de log. Elas permitem a identificação dos dados de log dentro do SIEM, oferecendo visibilidade total dos processos.

É importante saber que se você escolher as ferramentas certas a segurança dos contêineres pode ser feita de maneira tranquila e eficaz, com a estrutura perfeita para proteger seus aplicativos. A análise automatizada de vulnerabilidades em vários estágios do ciclo de vida do aplicativo pode ajudar muito. 

Além disso, outra boa prática é classificar as imagens como somente leitura ou “imutáveis”. Dessa forma, você cria uma barreira de proteção mais efetiva para o contêiner. 

5 ferramentas de segurança para contêineres

As ferramentas de segurança de contêineres fortalecem a proteção em todo o ciclo de vida: do desenvolvimento ao tempo de execução. A seguir, você conhece 5 soluções.

#1 Alert Logic

O serviço Alert Logic permite detectar qualquer tipo de intrusão por meio de análise em tempo real de pacotes de rede e logs de aplicativos. Trata-se de uma solução gerenciada que fornece um conjunto de recursos de segurança para monitorar e proteger todo o ambiente digital corporativo. 

Graças à transformação digital e ao avanço da tecnologia, a ferramenta oferece o ajuste especializado para cargas de trabalho e aplicativos baseados em contêineres.

#2 Anchore Enterprise

Essa ferramenta tem como foco otimizar o processo de desenvolvimento muito mais do que o tempo de execução. O Anchore Enterprise oferece recursos gráficos e gerenciamento baseado em API. Dessa maneira, é possível inspecionar imagens extraídas de repositórios públicos ou privados, uma lista pesquisável de pacotes, bem como recursos como whitelists e blacklists

A solução pode ser facilmente alinhada aos processos de CI/CD. Ou seja, permite que a integração e a entrega sejam contínuas. Com as verificações de melhores práticas sendo feitas em todo o processo de desenvolvimento, a ferramenta facilita também o alcance da conformidade. 

O  investimento na ferramenta pode ser feito de acordo com a demanda da sua empresa. Isso porque a Anchore Enterprise oferece preços diferenciados conforme o conjunto de recursos e a capacidade de transferência.

#3 Aqua Security

Com uma plataforma de segurança nativa em nuvem, o Aqua Security foi projetado para proteger todo o ciclo de vida dos contêineres

A integração à plataforma de CI/CD do cliente, bem como o acesso aos registros de imagens comuns, permite a identificação de vulnerabilidades potenciais o mais cedo possível no processo. 

Além disso, outro diferencial da solução é a visibilidade dos vários componentes de sua arquitetura de contêiner. Ela inclui hospedagem em nuvem, suítes de orquestração e redes que conectam as diferentes peças. 

Dentre outras características, a ferramenta também permite comunicação com: 

  • Cofres de segredos de terceiros;
  • SIEM e ferramentas de alerta;
  • Ferramentas de colaboração como Slack e Jira.

As soluções Aqua Wave e Aqua Enterprise possuem preços baseados em opções habilitadas e escala. Contudo, a empresa também oferece uma variedade de ferramentas de código aberto e uma licença de desenvolvedor gratuita para sua solução Aqua Wave. 

#4 Deepfence

A Deepfence é uma solução voltada para o monitoramento de contêineres com potencial de fornecer uma série de possibilidades, como:

  • Criação e proteção de políticas dinâmicas;
  • Auditoria de sistema e monitoramento;
  • Alerta e correção em tempo real.

Com os recursos analíticos da sua estrutura, a Deepfence permite ainda rastrear o uso e o desempenho do aplicativo ao longo do tempo, visualizar a arquitetura do sistema e investigar qualquer comportamento estranho. 

São duas as versões disponíveis: edição gratuita da comunidade e edição corporativa.

#5 NeuVector 

Se você quer acompanhar, todos os aspectos do ciclo de vida dos contêineres, do desenvolvimento ao tempo de execução, NeuVector é outra excelente opção. 

Usando o aprendizado de máquina (machine learning), a solução se conecta às demais  ferramentas do processo de desenvolvimento e implantação. Dessa maneira, tem condições de identificar o comportamento anormal de aplicativos e serviços. 

Além disso, o NeuVector fornece inspeção de tráfego de rede na camada de aplicativo para evitar ataques DDoS e DNS. 

As licenças NeuVector estão disponíveis na modalidade de assinatura anual.

Gostou do artigo e quer conhecer outras tecnologias para o sistema financeiro? Continue acompanhando o Trends.

Posts relacionados