NFT: o que é, como funciona e como comprar?

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em tempos de transformação digital e conteúdo líquido, que pode ser excluído a qualquer momento, ser proprietário de um tweet, um meme ou uma obra criada na internet parece até impossível. Mas não é. Com o surgimento dos NFTs, uma abreviação de “Non-Fungible Token”, em português, tokens infungíveis, você já pode comprar e controlar ativos digitais.

O uso dos NFTs já é um sucesso expressivo. Tanto é verdade que eles têm sido usados para identificar também proprietários de direitos e outros ativos no mundo físico.

Eles foram criados com a mesma tecnologia que permitiu o desenvolvimento do bitcoin e vêm movimentando muito dinheiro: US$ 2 bilhões somente no trimestre de 2021. O montante registrado é mais de 20 vezes superior em relação aos três meses anteriores e 131 vezes todo o dinheiro movimentado entre janeiro e março de 2020. Os dados foram divulgados pelo site NonFungible.com, que centraliza informações do setor.

Mas, afinal, os NFTs valem todo esse dinheiro ou seria exagero? Alguns especialistas dizem que eles são uma bolha prestes a estourar, enquanto outros acreditam que os NFTs vieram para ficar e que mudarão os investimentos para sempre.

Descubra, neste artigo, o essencial sobre o tema.

O que são os NFTs?

Um NFT é um ativo digital que representa objetos do mundo real, como arte, música, itens do jogo e vídeos. Eles são comprados e vendidos online, frequentemente com criptomoedas, sendo que, geralmente, são codificados com o mesmo software subjacente de muitas criptomoedas.

Embora existam desde 2014, os NFTs estão ganhando notoriedade agora e se tornando populares entre usuários de criptografia e empresas. Isso porque eles revolucionaram a compra e venda de obras de arte digitais, como jogos e itens colecionáveis. Desde novembro de 2017, foram gastos US $174 milhões em NFTs, segundo dados do NonFungible.

Os NFTs também são geralmente únicos, ou pelo menos um de uma execução muito limitada, e têm códigos de identificação exclusivos. Essencialmente, os NFTs criam escassez digital.

Isso contrasta fortemente com a maioria das criações digitais, que quase sempre são infinitas em oferta. Hipoteticamente, o corte do fornecimento deve aumentar o valor de um determinado ativo, supondo que ele esteja em demanda.

São exemplos de NFTs criações digitais como clipes de vídeo icônicos de jogos da NBA ou versões securitizadas de arte digital que já circulam no Instagram.

Por exemplo, o famoso artista digital Mike Winklemann, mais conhecido como “Beeple”, elaborou uma composição de 5 mil desenhos diários. Assim, ele criou um dos NFTs mais famosos: “EVERYDAYS: The First 5000 Days”, vendido na Christie’s por um valor recorde de US $ 69,3 milhões.

Como funcionam os NFTs 

Os NFTs são mantidos no blockchain, um livro-razão público distribuído que registra as transações. Você provavelmente está mais familiarizado com o blockchain, já que essa é a tecnologia que torna as operações com criptomoedas possíveis.

Especificamente, os NFTs são normalmente mantidos no blockchain Ethereum, embora outros blockchains também ofereçam suporte para esse tipo de tecnologia.

Um NFT é criado ou “cunhado” a partir de objetos digitais que representam itens tangíveis e intangíveis, incluindo:

•   Arte

•   GIFs

•   Vídeos e destaques esportivos

•   Colecionáveis

•   Avatares virtuais e skins de videogame

•   Tênis de grife

•   Música

Até mesmo um tweet pode ser um NFT. O co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, vendeu seu primeiro tweet como um NFT por mais de US $ 2,9 milhões .

Essencialmente, os NFTs são como itens de colecionador físicos, apenas digitais. Portanto, em vez de colocar uma pintura a óleo real na parede, o comprador obtém um arquivo digital.

Além disso, outro fator importante: os NFTs também têm direitos de propriedade exclusivos. Isso mesmo: eles podem ter apenas um proprietário de cada vez. 

Na prática, os dados exclusivos dos NFTs facilitam a verificação de sua propriedade e a transferência de tokens entre proprietários. O proprietário ou criador também tem a possibilidade de armazenar informações específicas dentro deles. Por exemplo, os artistas podem assinar sua arte incluindo sua assinatura nos metadados de um NFT.

Entenda a relação dos NFTs com o blockchain e criptomoedas

NFT significa token não fungível. Via de regra, um NFT é construído a partir do uso do mesmo tipo de programação da criptomoeda, como Bitcoin ou Ethereum. Contudo, essa é a única semelhança.

Dinheiro físico e criptomoedas são “fungíveis”, o que significa que podem ser negociados ou trocados entre si. Eles também são iguais em valor – um dólar sempre vale outro dólar; um Bitcoin é sempre igual a outro Bitcoin. Esse caráter permite conduzir transações no blockchain de maneira confiável.

NFTs são diferentes. Isso porque cada NFT tem uma assinatura digital única, impedindo que os NFTs sejam trocados ou iguais entre si, ou seja, não fungíveis. 

Por exemplo, um clipe NBA Top Shot não é igual a EVERYDAYS simplesmente porque ambos são NFTs e não têm equivalência entre si.

Como comprar NFTs?

Para ingressar nesse mercado e iniciar sua própria coleção de NFTs,  é importante que você conheça o passo a passo para comprar NFT:

Etapa 1. Compre criptomoeda

Primeiro, você precisa comprar uma criptomoeda, como ETH, BTC e STRAX. Você pode comprar essas criptomoedas em bolsas de criptografia populares, como Coinbase, Kraken, Binance.us ou Robinhood.

Etapa 2. Crie uma conta em um NFT Marketplace

NFTs são vendidos em marketplaces de NFT. Existem vários mercados de NFT populares onde você pode comprar e vender NFTs. Sua próxima etapa é criar uma conta em um desses mercados. Lembre-se de que nem todos os mercados NFT vendem todos os tipos de NFTs. As plataformas mais populares para comprar e vender NFTs são Nifty Gateway, SuperRare, OpenSea, Rarible e Mintable.

Etapa 3. Financie sua conta

Depois de saber que tipo de NFT deseja comprar e qual mercado NFT oferece esse serviço, você terá que financiar a conta. Você pode simplesmente transferir a criptografia para sua conta. Você precisa ter certeza de que o mercado suporta essa criptografia. Por exemplo, se um mercado é baseado em Ethereum, você deseja financiar sua conta com ETH.

Lembre-se de que existe um feed para comprar NFTs. Cada mercado tem suas próprias taxas e não é um tamanho único para todos. Antes de comprar NFTs, você pode verificar que tipo de taxas um mercado cobra.

Depois que sua conta é financiada, a maioria desses mercados permite que você conecte sua carteira criptografada popular a esses mercados.

Assim que a carteira estiver conectada, você poderá usar facilmente os fundos da carteira para negociar.

Etapa 4. Compre NFT

Agora você pode comprar NFTs, cunhá-los e negociá-los. Algumas plataformas têm opções de lance e permitem que você dê um lance por um NFT, enquanto outras têm um preço definido, e você pode simplesmente comprar um NFT por esse preço.

NFTs na prática: realidade aqui no Brasil

Muito além das empresas e dos profissionais que acompanham a transformação digital, os NFTs já têm sido explorados, inclusive, pelos artistas e influenciadores brasileiros. 

Em junho de 2021, o comunicador digital Felipe Neto, que possui ampla presença digital, lançou a plataforma 9Block, em parceria com o seu sócio no estúdio de conteúdo Play9, João Pedro Paes Leme. Na ocasião, começaram a ser vendidas artes digitais assinadas pelo youtuber.

O sucesso foi imediato: os NFTs mais caros de Felipe Neto se esgotaram em duas horas. A proposta do influencer é contribuir para popularizar a compra e venda desses ativos digitais no Brasil, lançando novas coleções de NFTs de outros artistas e influenciadores.

No cenário da transformação digital, outro destaque é o boom do financiamento em blockchain. Quer saber mais sobre esse movimento? Confira nosso artigo sobre o tema! (link #id 396) https://plataforma.motordeconteudo.com.br/plano-editorial/visualizar/396/125

Uma resposta

  1. Im very happy to find this web site. I want to to thank you for ones time just for this fantastic read!! I definitely appreciated every part of it and i also have you saved as a favorite to see new information in your blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados