Como as APIs aceleram a digitalização e inovação do seu negócio?

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Na era digital, as empresas tiveram que repensar a suas abordagens de negócios, levando-as a implantar novas tecnologias para promover a digitalização das suas estruturas e processos organizacionais.

Com a chegada da pandemia, esse movimento ficou mais forte e rápido. A transformação digital, que antes levava anos para acontecer, teve que ser realizada em questão de meses. Durante essa mudança, as APIs tiveram um papel fundamental para viabilizar a inovação.

De acordo com uma pesquisa realizada com 1.000 CIOs pelo Google em parceria com a Oxford Economics, as empresas que possuem plataformas de APIs se consideram 11 vezes mais propensas a se classificarem como “bem à frente dos concorrentes em termos de inovação digital”.

Mas ainda assim, muitas empresas só veem as APIs como uma forma de se integrar com outros serviços. E essa mentalidade, pode bloquear diversas inovações que as organizações podem fazer com as APIs.

Neste artigo, você conhece o potencial das APIs para fortalecer sua estratégia de inovação e, assim, acelerar o desenvolvimento do seu negócio.

APIs são o segredo para acelerar a inovação e a digitalização

As interfaces de programação de aplicativos, mais conhecidas pela sigla API, se tornaram uma tecnologia essencial para que diversas organizações conseguissem alcançar mais agilidade em seus processos e, também, uma nova fonte de receita.

Atualmente, as APIs são utilizadas em tudo, desde aplicativos para celulares até sites e programas robustos de Software as a Service (SaaS). Mas as empresas de tecnologia não são as únicas que podem se beneficiar das APIs para inovar no mercado.

Diversos setores, como o financeiro, de seguros ou até mesmo a área da saúde se beneficiam do uso das APIs. Com elas, essas e outras empresas conseguem melhorar a sua produtividade enquanto aceleram sua entrada em novos mercados e conseguem promover mais inovação.

A integração proporcionada pelas APIs consegue dar acesso a diversos serviços, dados e funcionalidades que as empresas podem adicionar em seus sistemas e acelerar sua digitalização e inovação frente ao mercado.

6 vantagens de usar APIs na digitalização do negócio

Utilizar APIs no seu negócio pode ajudar na sua estratégia de inovação, mas como essa tecnologia consegue entregar esse resultado? As APIs promovem um alto poder de integração, que permitem que seu negócio tenha acesso aos principais elementos que o ajudam a inovar.

Para mostrar quais resultados uma pequena integração pode trazer no seu negócio, apresentamos, a seguir, 6 vantagens do uso das APIs. Confira e entenda como elas conseguem melhorar o crescimento de uma empresa no mercado.

1. Gerar mais receita

Esse é com certeza um objetivo que diversos negócios compartilham entre si. Com o uso das APIs, você consegue desenvolver novos modelos de negócios que permitem à empresa ampliar suas fontes de receita.

Segundo a pesquisa da Oxford Economics citada na introdução deste artigo, as empresas que mais investiram nas APIs, para facilitar parceiras externas, relataram um crescimento de 6,7% na sua receita anual. Isso mostra que as APIs não são só uma integração, mas sim uma forma de fazer negócios.

2. Possibilita entrar em novos mercados

Com as APIs, as organizações podem adentrar mais facilmente em outros mercados, aumentando a participação e a lucratividade. Ao desenvolver ativos digitais para seus parceiros externos, a empresa pode resolver um problema comum do mercado e oferecer isso como um novo produto.

Para facilitar a comercialização das APIs, hoje é possível divulgá-las em marketplaces especializados na venda dessa tecnologia. Nesses ambientes, as empresas podem comprar e divulgar seus ativos digitais para outras empresas utilizarem.

3. Aumento significativo da produtividade

As organizações estão sempre buscando formas de melhorar a sua eficiência operacional. Neste cenário, as APIs conseguem promover uma forte otimização na produtividade geral dos departamentos de uma empresa.

Segundo uma pesquisa realizada pela Cloud Elements, 59% dos profissionais envolvidos na integração de API relataram que a tecnologia conseguiu promover um aumento considerável na produtividade das equipes.

4. Aumentam o nível de segurança

Na hora de desenvolver uma API, um dos tópicos mais discutidos e trabalhados é a segurança. Como elas lidam com diversos dados, precisam ter um sistema seguro, autenticado e capaz de proteger os dados informados.

Por conta disso, essa tecnologia se torna fundamental na digitalização dos negócios, pois possui recursos robustos de segurança que permitem controlar melhor quem tem acesso aos dados.

5. Maior capacidade de desenvolver novos recursos

Com as APIs, diversas organizações perceberam que o desenvolvimento de novos produtos e serviços acontece com mais rapidez. Com seu uso, os desenvolvedores não precisam mais escrever códigos do zero e passam a aproveitar os trechos de código que a própria API fornece.

Isso faz com que todo o trabalho de desenvolvimento seja facilitado, porque o programador só precisa fazer a integração entre os sistemas. E se a API a ser utilizada tem uma boa documentação, isso pode ser feito de forma rápida.

6. Traz mais inovações

As empresas que utilizam constantemente as APIs, seja para otimizar seus negócios ou oferecer produtos e serviços aos seus parceiros, conseguem alcançar um nível maior de inovação nos negócios.

As APIs promovem essa inovação ao facilitar conexões e permitir que diversas empresas possam acessar novas funcionalidades. Com esse acesso, é mais fácil gerar novos insights e ter ideias mais inovadoras de como prosseguir com a digitalização do negócio.

O papel central das APIs na jornada de digitalização

A transformação digital das empresas começou como uma tendência, uma boa prática a ser seguida pelas organizações. Hoje, ela é a principal estratégia que a maioria das empresas precisa seguir para sobreviver no mercado.

O surgimento de tecnologias disruptivas fez acender no mercado uma necessidade maior de rapidez, agilidade e acesso a mais dados e informações. Somente assim, uma empresa consegue atingir um bom nível de sucesso.

Neste cenário, as APIs se tornaram uma tecnologia fundamental. Com a integração entre diferentes serviços, é possível promover a digitalização de uma empresa e fazer com que ela melhore seus resultados.

Agora que você já conhece o potencial de inovação das APIs, quer saber mais sobre o tema? Continue acompanhando o nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados