5 tendências em segurança cibernética para 2021

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O ano de 2021 será o início de uma transição para um novo normal. As organizações continuarão a se adaptar aos novos modelos de negócios e às mudanças nas expectativas dos clientes simplesmente porque precisam enfrentar a incerteza econômica, os movimentos sociais e as mudanças geopolíticas. 

Dada a mudança em direção ao distanciamento social e as condições de trabalho remotas para muitos setores, a segurança cibernética se tornou uma prioridade para as empresas. 

De acordo com o Fintech News, a COVID-19 é culpada por um aumento de 238% nos ataques cibernéticos nas fintechs, com 80% das empresas em todo o mundo aumentando suas infraestruturas de segurança digital.

Com base no CSO Online, 94% do malware é entregue por e-mail, com ataques de phishing sendo responsáveis ​​por mais de 80% das violações de segurança corporativa relatadas.

Isso terá um impacto significativo para profissionais de segurança da informação e de TI. Quais são as tendências para o próximo ano quando se trata de segurança cibernética?

Prossiga a leitura para descobrir.

5 previsões em segurança cibernética para 2021

1- Ameaças de ataque cibernético de ransomware

A triste realidade da COVID-19 é o desemprego crescente em todo o mundo. Isso criou preocupação com a distribuição de riqueza e os hackers estão fazendo o máximo para prejudicar entidades corporativas por meio de ataques cibernéticos.

Dados de 99 Firms indicam que 71% das violações em 2020 têm motivações financeiras, com 52% envolvendo hacking prático, não malware autônomo. Isso significa que um indivíduo do outro lado pode tentar violar ativamente seus servidores e banco de dados para causar danos financeiros.

Ataques de ransomware que envolvem manter o banco de dados de uma empresa como refém em troca de criptomoeda ou alguma outra forma de compensação foram muito comuns em 2020. 

A melhor maneira de evitá-los é educar sua equipe sobre como tratar e-mails e arquivos. Um único arquivo contaminado que for baixado pode causar danos graves não apenas à sua comunicação interna, mas ao bem-estar financeiro da empresa.

2- Indústria de finanças sob pressão

O setor financeiro está entre um dos mais ameaçados pelas tendências de segurança cibernética em 2020-2021 e por razões óbvias. Quer seja um funcionário insatisfeito ou um hacker, um indivíduo é o suficiente para prejudicar a estabilidade de um negócio do setor financeiro.

De acordo com a Fortunly, os investimentos em segurança cibernética feitos pelas fintechs cresceu para US$ 646,2 milhões em 2020, mais do que o dobro do que essas empresas gastaram em 2019. Enquanto grandes instituições bancárias internacionais estão fazendo o seu melhor para melhorar seu gerenciamento de dados para um novo cenário digital, as pequenas empresas e startups não podem se descuidar.

Se sua empresa opera no setor de B2B e carece de segurança cibernética adequada após o aumento de ataques cibernéticos e malware em 2020, não espere. Reforce a intranet, o firewall, o antivírus e as soluções de malware o quanto antes. 

Também é uma boa prática ter um especialista em cibersegurança dedicado ou uma agência terceirizada de prontidão em caso de acesso malicioso aos dados de sua empresa.

3- Implantação mundial do 5G 

Vivemos em um mundo cada vez mais baseado na nuvem. Os setores B2B e B2C em breve terão a oportunidade e, mais tarde, serão obrigados a mudar para a tecnologia de gerenciamento de dados 5G. De acordo com a Leftronic, espera-se que o 5G cubra quase 40% do mundo até 2024, com velocidades de transferência de dados de até 10 GB/s.

A tecnologia 5G é, sem dúvida, um exemplo brilhante de tecnologia progressiva disponível para usuários em todo o mundo. Embora a tecnologia certamente torne a vida mais fácil, ela também abre a porta para o surgimento de novas ameaças à segurança cibernética.

Com transferências de dados em alta velocidade, os hackers terão a capacidade de infectar pacotes de dados e realizar espionagem corporativa sem serem notados. Isso até que as empresas mudem seu foco para ficar de olho nessas tentativas de violação maliciosas. Níveis muito mais altos de segurança e monitoramento serão necessários quando o 5G se tornar a forma padrão de transferência e comunicação de dados baseada em nuvem.

4- Crescentes lacunas de habilidades de especialistas em TI

Embora a IA esteja se tornando uma adição proeminente no ciberespaço, aos poucos estamos recorrendo a especialistas em TI profissionais para obter conselhos sobre como proteger os dados. Ransomware e malware são, na maioria das vezes, criados por indivíduos e grupos com intenções maliciosas.

Quem melhor do que profissionais qualificados para proteger dados corporativos importantes contra espionagem, chantagem e outras formas de invasões de segurança cibernética? 

Empresas B2B com grandes volumes de transferência de dados devem levar em consideração a contratação de um especialista em TI profissional (ou uma pequena equipe) em 2020. Este é um movimento proativo que pode garantir que os dados da empresa permaneçam seguros e sob vigilância constante por um profissional treinado para fazer isso.

5- As descobertas da auditoria e a pressão orçamentária levarão a um aumento da tecnologia de quantificação de risco

As empresas em dificuldades costumam cortar gastos com pessoal e tecnologia para sobreviver. Em 2021, orçamentos estagnados ou em declínio exigirão uma justificativa sólida para os gastos. 

As soluções de quantificação de risco que fornecem insights sobre a criticidade dos ativos e o impacto potencial de um problema em tempo real ajudarão os líderes de segurança a determinar o que permanece, o que será cortado e para onde devem ir os recursos que serão aplicados.

Sistemas projetados para a proteção contra malware sempre funcionarão a favor da sua empresa. No entanto, eles não são onipotentes – e é aí que especialistas em TI serão úteis para melhorar a segurança cibernética em 2021.

A melhor maneira de ficar por dentro das ameaças em potencial no ciberespaço é ficar de olho nas últimas notícias e tendências. Continue lendo o blog!

Posts relacionados