Conheça os impactos que a API economy pode gerar no seu negócio!

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você já ouviu falar na API economy? Esse novo tipo de economia surgiu com a transformação digital, que fez com que muitas empresas começassem a utilizar tecnologias disruptivas em seus negócios, como as APIs.

Essa pequena tecnologia permite que diferentes sistemas se conectem entre si e compartilhem dados, interfaces e novas funcionalidades. Tudo isso pode ser feito de forma mais rápida, já que ela não necessita de muito desenvolvimento.

Mas como essa tecnologia fez surgir uma nova economia? E quais impactos ela pode gerar no seu negócio? É isso e muito mais que você vai saber ao ler este artigo.

O que é API economy?

Para entender melhor a API economy, precisamos nos atentar aos movimentos que grandes empresas do mercado de tecnologia têm feito ultimamente. Nos últimos anos, empresas como Salesforce e Google desembolsaram milhões de dólares para adquirir APIs importantes para seus sistemas.

A Salesforce comprou a Mulesoft, uma empresa que integra aplicativos, dados e dispositivos, por US $6,5 bilhões. O Google desembolsou US $625 milhões para adquirir a Apigee, um software de gerenciamento de API e análise preditiva.

Essas e muitas outras movimentações fizeram surgir a API economy, ou economia de API. Essa nova economia pode ser definida como a forma que as organizações usam as diferentes APIs do mercado para melhorar suas operações e se tornarem mais lucrativas.

Nessa nova economia, as empresas utilizam as APIs para gerar valor de duas formas: criando novas APIs e distribuindo para o mercado ou, então, usando as APIs de terceiros. Em ambas as formas, as APIs tiveram seu uso impulsionado pela transformação digital.

Como a transformação digital impulsionou o uso das APIs? 

Há pouco tempo, as APIs eram muito utilizadas por desenvolvedores que buscavam resolver problemas simples relacionados à interface das aplicações, conectividade e compartilhamento de dados. 

Com o tempo, isso fez com que as APIs se tornassem famosas, principalmente por conta da transformação digital. O movimento fez com que as empresas utilizassem mais tecnologias disruptivas visando melhorar a experiência do cliente.

Ao garantir uma boa experiência do cliente com seus produtos ou serviços, é possível deixá-lo mais satisfeito e fidelizá-lo, contribuindo para a lucratividade do negócio.

Para tanto, as APIs tiveram que entrar em ação. Com elas, as empresas conseguiam tornar seus processos mais rápidos e inteligentes, garantindo que o cliente tivesse ao seu alcance o que precisava.

Dessa forma, conforme mais empresas se transformavam digitalmente, maior era o uso das APIs em seus departamentos. Hoje, elas se tornaram uma peça chave na digitalização das empresas.

Quais impactos a API economy traz para o seu negócio?

Hoje em dia, as APIs facilitam tanto no desenvolvimento de inovações e na eficiência dos times que é difícil ver uma empresa que não utilize APIs em seu sistema.

O uso dela traz diversos impactos positivos para o negócio, pois possibilita que sua empresa consiga fazer mais em menos tempo. A seguir, separamos quatro maneiras que as APIs conseguem impactar positivamente o seu negócio.

Desenvolvimento de produtos e serviços inovadores

As APIs permitem que sua equipe pense fora da caixa e tenha soluções mais inovadoras para problemas antigos. Como as APIs facilitam as conexões mais complexas entre as plataformas, é possível que seus desenvolvedores ganhem mais eficiência operacional.

Com isso, eles poderão passar menos tempo codificando e mais tempo pensando nas melhorias que podem ser feitas. De outro modo, também poderão pensar em como elas podem ser aplicadas para otimizar a experiência do cliente.

Aumento da eficiência operacional

Muitos departamentos do seu negócio também podem se beneficiar do uso das APIs, e se tornarem mais eficientes com a integração. Com a variedade de APIs que existem, é possível automatizar diversas tarefas, permitindo que seus times tenham mais tempo para pensar de forma estratégica.

Compartilhamento de dados entre equipes

Com a API certa conectada ao seu sistema, é possível compartilhar mais facilmente os dados entre os times. Isso faz com que cada pessoa tenha acesso às informações de que necessita para realizar o seu trabalho, o que facilita nas tarefas do dia a dia e traz mais agilidade para a tomada de decisões.

Conquistar novos potenciais clientes

As APIs fornecem acesso a novas informações sobre seu público-alvo, permitindo assim que seja possível desenvolver as soluções que eles mais precisam. Dessa forma, você estará mais próximo do cliente, conseguindo oferecer a ele o que é necessário para resolver um eventual problema.

Como fazer para estar na API economy?

Fazer uso das APIs no seu dia a dia já faz com que a sua empresa esteja inserida nessa nova economia. Mas, como na prática você pode implementar o uso dessa tecnologia nos setores do seu negócio?

Para que a sua empresa consiga investir nas APIs de forma que isso gere valor para o negócio, é necessário criar uma cultura de uso de API

Para isso, você pode começar a influenciar os responsáveis por tomar decisões grandes e estratégicas no seu negócio, e mostrar como o uso dessa tecnologia impulsiona o crescimento da empresa.

Com a alta direção reconhecendo as vantagens da API, é possível passar isso para os demais colaboradores e assim criar uma estratégia para realizar as integrações. Para ajudar você, separamos a seguir três passos essenciais nessa jornada.

1. Comece pequeno, mas com escalabilidade

Inicie a sua estratégia pensando nas pequenas melhorias que podem ser feitas com o uso das APIs no seu negócio. Pense como elas afetam seus processos e a experiência do cliente e de que forma podem evoluir no longo prazo. 

2. Busque as áreas que as APIs seriam melhor utilizadas

Todos os departamentos da sua empresa podem se beneficiar com o uso das APIs. Mas, no início, é interessante focar nas áreas que mais precisam de conectividade, automatização e compartilhamento de dados. 

Essas áreas vão perceber rapidamente o valor do uso das APIs, e poderão passar isso para os demais departamentos. Ao identificar esses setores, comece a listar quais funcionalidades os ajudariam.

3. Avalie sua estrutura e desenvolva um plano

Veja quais são os requisitos do seu sistema e do sistema da API para que a integração possa acontecer sem maiores problemas. 

Caso você queira desenvolver sua própria API, pode ser interessante ver se o problema que ela resolve é algo comum no seu mercado. Assim, é possível pensar na possibilidade de distribuí-la para outras empresas.

Nesse cenário, é importante desenvolver um modelo de negócios para a sua API. Você pode analisar os modelos de outras APIs no mercado e quais estratégias elas utilizaram para conseguir crescer.

Seguindo esses passos, é possível que sua empresa consiga estar presente na API economy e assim usufruir dos benefícios que ela oferece. 

Para obter ainda mais sucesso nessa empreitada, é fundamental sempre buscar novos conhecimentos sobre as APIs na transformação digital. Por isso, continue em nosso blog e leia os artigos para se aprofundar mais nesse universo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados