O que são as APIs e qual seu papel na economia digital?

Compartilhe:

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo. Todos são parte do continente, uma parte de um todo”. Nunca o poeta inglês John Donne teve tanta razão e a frase escrita em 1624, tanto significado. 

Os dias das empresas que atuam de maneira isolada estão diminuindo rapidamente. Em um mundo cada vez mais interconectado, companhias de todos os tamanhos estão descobrindo que a atuação conjunta e a colaboração com outros negócios podem ter as mais diversas (e positivas) consequências. 

Globalização? Transformação digital? Economia colaborativa? Espírito de ‘juntos somos mais’? Todas as respostas estão corretas. 

De acordo com Estudo Global de C-suite, realizado pela IBM, as organizações percebem que não podem mais competir por conta própria. Quase 70% estão buscando aumentar suas parcerias externas com a integração de sistemas. 

Esse papel de construção das pontes que unirão os mais diversos negócios virá com a utilização de APIs de integração (Application Programming Interfaces). Quer entender o que são essas ferramentas e como elas estão transformando os negócios de forma inteligente? Então continue a leitura!

O que são as APIs de integração?

As APIs são um conjunto de padrões de programação para acessar uma aplicação ou plataforma. Permitem que os componentes de sistemas diferentes se comuniquem e compartilhem informações de forma eficaz. Mesmo que as estruturas de dados, linguagens de desenvolvimento e arquiteturas de construção de cada plataforma sejam completamente diferentes.

Entre todas as maneiras de fazer a integração de sistemas, essa é a que garante a melhor comunicação e agilidade na troca de informações. Isso sem falar que elimina a utilização de outras ferramentas que fazem a intermediação da conexão. 

A pesquisa “Keeping Score: Why Digital Transformation Matters Report”, realizada pela CA Technologies, teve a participação de profissionais de TI em 21 países, entre eles o Brasil. Ela revelou que um terço das companhias usa APIs para crescer e melhorar a velocidade de chegada de seus produtos ao mercado. Além disso, 54% delas acreditam que o uso dessas ferramentas traz vantagens perante os concorrentes.

Como funcionam as APIs?

Por meio de uma API de integração, os sistemas podem se comunicar uns com os outros sem conhecimento ou intervenção dos usuários. Elas funcionam por meio da comunicação de diversos códigos, definindo comportamentos específicos de determinado objeto em uma interface. 

De maneira geral, uma API é composta de uma série de funções acessíveis somente por meio de programação. Quando uma API é desenvolvida, obrigatoriamente, é necessário criar uma documentação a respeito para facilitar a sua utilização. 

Aos desenvolvedores, cabe entender como funciona a API e criar novas aplicações que atendam aos seus requisitos. Basicamente, o que qualquer API faz é coletar as entradas recebidas em um programa e converter essas informações para um formato que possa ser lido pelo outro software.

Qual é a sua importância para a inovação?

A busca por inovação nas empresas já não é nenhuma novidade. A transformação digital já dita os rumos da competitividade há muito tempo, mas, após a pandemia, tudo foi acelerado. Nesse contexto, as APIs ganharam função de destaque para os negócios, gerando vantagens para aqueles que já investiam em tecnologia.

Com o isolamento social imposto pela Covid-19, o consumidor passou a comprar muito mais pela internet. Porém, para que a experiência seja bem-sucedida, é necessário que os sites de e-commerce contem com as aplicações adequadas. Só assim, podem garantir um catálogo de produtos/serviços amplo e um processo de compras eficiente.

As APIs permitem que os negócios sejam conectáveis e integráveis, favorecendo até mesmo sua expansão. Além do baixo custo de implementação, muitas delas funcionam no formato Plug & Play, ou seja, com rápida integração. 

As oportunidades da conectividade para a inovação são extensas, desde o novo Open Banking que já chegou ao Brasil, até áreas como Saúde, Educação e Seguros. Com o apoio da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas podem investir sem medo na transformação digital por meio de APIs, proporcionando segurança aos clientes ao aplicar boas práticas no tratamento da informação.

Potencial disruptivo das APIs

Segundo o Gartner, as APIs fazem parte da revolução da transformação digital e facilitam a integração e conexão de pessoas, locais, sistemas, dados e algoritmos. Elas autenticam pessoas e coisas, permitem transações, alavancam aplicações de terceiros e criam novos produtos e serviços.

As APIs permitem que as organizações compartilhem dados e sistemas usando padrões e plataformas facilmente acessíveis. Deu para perceber que são mais do que ferramentas básicas para desenvolvedores de aplicativos e cientistas de dados, não é?

Elas representam uma forma diferente de inovação do modelo de negócios. Reúnem funcionalidades diferentes que criam experiências completamente novas para os clientes e usuários.

Na prática, a integração de sistemas é capaz de se converter em novas fontes de receita na economia digital ou mesmo usar os dados coletados por ela para criar um outro negócio. Isso sem falar de obter vantagem competitiva frente aos concorrentes e promover a inovação.

Benefícios da utilização das APIs

As APIs de integração podem ser usadas com funções diferentes. Mas todas elas são capazes de trazer grandes vantagens. Conheça 6 delas abaixo:

  • Automatização de tarefas repetitivas, por alimentar dados automaticamente; 
  • Integração de sistemas totalmente diferentes entre si em relação aos seus bancos de dados, com uma grande agilidade;
  • Velocidade na implementação por dispensar a instalação de recursos compatíveis com as plataformas com as quais se deseja realizar a integração;
  • Flexibilidade na geração das integrações, que podem ser implementadas conforme as necessidades do seu negócio surgirem; 
  • Mais segurança, pois a API permite a seleção de informações de determinado sistema disponíveis para a integração com outra plataforma; 
  • Controle de acessos, já que existem mecanismos que são capazes de acompanhar quem acessou as informações do sistema, onde e quando.

A importância das APIs no Open Banking

O Open Banking é um novo formato para os serviços financeiros que torna os dados bancários disponíveis para todas as empresas do setor, conforme autorização do usuário. Os próprios clientes são os donos de suas informações, que deixam de ficar presas nos bancos. Para que isso aconteça, as APIs entram em cena.

São elas que permitem o compartilhamento dos dados, gerando um fluxo controlado entre os sistemas. As aplicações trouxeram um aspecto moderno para o setor financeiro, permitindo que bancos tradicionais possam expandir seus serviços, com ofertas diferenciadas.

Embora as instituições tenham mais desafios para fidelizar clientes, há um maior dinamismo nas relações com o consumidor. Isso porque é possível agora oferecer novidades a um mercado mais amplo, alcançando consumidores em potencial que se encontravam presos a outros bancos.

Na parte dos desafios, é verdade que a concorrência aumenta, principalmente com a chegada das fintechs. Por isso, os bancos tradicionais devem sair da zona de conforto, inovando seus negócios para oferecer soluções cada vez mais modernas aos clientes. A transformação digital característica do Open Banking veio para redefinir o conceito do que é um banco e quais são seus serviços.

APIs no Open Insurance

No Open Insurance, a lógica é parecida. Esse formato ajuda a conectar as plataformas de parceiros e serviços das seguradoras. Com a presença das APIs, essas empresas podem aumentar as oportunidades para facilitar o acesso do público aos serviços oferecidos.

São essas ferramentas que disponibilizam e promovem os serviços para os clientes, que podem ir desde uma proteção em viagens a um seguro família. O foco é na autonomia do setor financeiro, oferecendo novidades como o recentemente popularizado cashback, o uso de QR Code para pagamentos, entre outras opções.

Por que investir em APIs é importante?

As APIs têm uma função clara para os negócios: acelerar e facilitar a integração entre plataformas e sistemas. Esse fator é ótimo para os desenvolvedores, que pulam etapas na construção das novas soluções e podem focar nas etapas mais complexas. Afinal, passam a utilizar códigos e padrões já prontos para aprimorar a criação de plataformas, aplicativos e outras ferramentas.

Também se tornam interessantes para as empresas, na medida em que aceleram novos negócios e ajudam a manter a competitividade no mundo moderno. Dessa forma, nas mais tradicionais, as APIs ajudam na transformação digital, possibilitando inovar e lançar novos produtos de forma rápida. Enquanto isso, empresas novatas precisam iniciar as atividades já inseridas no contexto de inovação, podendo recorrer às APIs para acelerar a entrada no mercado.

Outro motivo para investir nesse tipo de solução é a economia. Além de permitir acelerar o desenvolvimento, as APIs diminuem os custos de produção. Elas evitam o gasto na criação de aplicações do zero, bem como as etapas de teste de cada funcionalidade. Embora exijam certo investimento, o custo é muito menor e ajuda a acelerar a produção.

O futuro das APIs

O processo de transformação digital exigido pelo mercado coloca as APIs em uma posição de destaque nos negócios, mas essas interfaces já existem há décadas, conectando sistemas de forma simplificada. Porém, o que esperar do futuro dessas soluções?

Embora tenham um histórico já considerável, elas só começaram a ganhar essa atenção há poucos anos. Seu crescimento no mercado se deu junto com outras tecnologias modernas, como a computação em nuvem, que tem por si só a necessidade de integração.

Hoje, as soluções buscam cada vez mais um forte apoio das APIs. Consequentemente, podemos observar certa dependência do mercado em relação a elas, o que tende a crescer mais. O intuito é acelerar a criação de novidades para o mercado, apostando na inovação.

Sem as APIs, o acesso às informações é prejudicado. Por isso, as empresas que ainda estão às margens dessas e outras tecnologias facilitadoras precisam despertar para o futuro do mercado. Do contrário, devem encontrar cenários cada vez mais difíceis de serem permeados, fracassando solenemente.

A tendência é que os desenvolvedores passem a utilizar cada vez mais as APIs. Algumas projeções do mercado incluem:

  • Melhoria da experiência nos aplicativos de dispositivos móveis;
  • Criação de novos modelos de negócios para eventos, integrando experiências como deslocamentos e serviços urbanos;
  • Padronização das aplicações pela Open API Initiative (OAI);
  • Ascensão de microsserviços com estruturas de back-end;
  • Arquitetura para aplicativos de usuários finais.

Integração de sistemas na prática 

As APIs têm se tornado tão relevantes na economia digital que as empresas vêm mudando sua forma de pensar e atuar. Hoje quem pensa longe já entende que a integração com outros agentes do mercado é essencial para uma boa experiência do cliente. Consequentemente, mais resultados, seja para somente uma empresa que integra softwares diferentes, seja para duas companhias que trabalham juntas em benefício próprio. Veja:

  • TOTVs com ContaAzul (Integração de dados);
  • Itau com Multiplus (Programa de Vantagens);
  • Correios com Enjoei (Consulta de CEP);
  • Buscapé com Casas Bahia (Indicação para o site);
  • Ford com Google (Desenvolvimento de aplicações Android para o Ford Sync);
  • Decolar e empresas aéreas (Indicação para o site de empresas);
  • Trivago e Booking.com (Hospedagem em hotéis).

A Lemonade Insurance, por exemplo, disponibiliza no seu site uma API para promover integrações com diferentes mercados. E a empresa chama a atenção do leitor sobre outras pessoas que já estão usando a API da Lemonade para criar novos produtos incríveis.  

Note que as APIs vão além de apenas ferramentas técnicas, mas se tornam parte da estratégia de negócio das empresas. Com a criação de APIs desejadas pelo mercado, elas se tornam um idioma comum em um mercado cheio de oportunidades. 

APIs da GR1D para alavancar os negócios

Se você quer acelerar o desenvolvimento de produtos e ofertas no seu negócio, a GR1D tem uma seleção das melhores APIs do mercado. Somos uma empresa especializada em entregar aplicações de qualidade, unindo provedores e consumidores para acelerar o desenvolvimento de produtos.

O nosso marketplace está preparado para atender a diversas demandas do mercado e dar apoio à área de inovação nas empresas. Conheça a seguir algumas de nossas soluções!

Big Boost

Voltado para o setor de seguros, o Big Boost é uma API com foco em consultas de informações, reunindo dados públicos e privados de empresas e pessoas disponíveis na internet. A captura vai desde informações básicas, como nome completo, CPF e telefone, até questões de compliance e regulamentações.

Localiza veículos

Localiza Veículos é uma das APIs da Union Solutions, com foco na consulta de veículos. É possível utilizar CPF ou CNPJ para verificar licenciamentos e ter mais segurança nas procedências de veículos seminovos. Assim, as transações ganham mais confiança.

RG

A API RG é uma solução da Compline que extrai dados de capturas de imagens de forma simples, prática e ágil. Seu objetivo é facilitar preenchimentos cadastrais, validando informações com segurança e redução de custo.

Boleto simples 

Boleto Simples é uma API que gerencia demandas de boletos para pagamentos. Com ela, o usuário emite e gerencia as emissões de boletos para pessoas físicas e jurídicas, em compliance com as regras do Banco Central, desde que o emissor tenha conta em um dos 15 bancos conveniados pelo sistema.Se você quer saber mais informações sobre essas soluções ou quer conhecer mais APIs do nosso acervo, acesse o nosso marketplace. Você vai achar soluções perfeitas para realizar a sua transformação digital e investir em inovação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados